Tem início no dia 14 de maio (sexta-feira), em Paraty, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praça da Matriz, Centro Histórico de Paraty, a tradicional Festa do Divino 2010. O evento, organizado pela Paróquia da cidade, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, acontece até o dia 23 de maio e é aberto ao público.

Trata-se de uma verdadeira manifestação de fé e cultura da população local. A festa do Divino é realizada em Paraty desde o século XVII e mistura comemorações religiosas e profanas. A programação religiosa se repete durante os dez dias de festa com a procissão diária da Bandeira Mestra pelas ruas do Centro Histórico, as quais são decoradas pelas senhoras da paróquia e pela comissão da festa.
O Festeiro é a figura mais importante na organização do evento em Paraty, mas ele não trabalha sozinho. Escolhido pela paróquia, conta com o apoio da população meses antes da realização da festa para que tudo seja acertado e a festa seja um sucesso. Como acontece há alguns anos, as celebrações realizadas durante a Festa do Divino serão preparadas pelas equipes de liturgia da cidade.

Além dos padres Roberto, Milton e Cícero, as celebrações contarão com a participação de padres de outras paróquias. Vale lembrar, ainda, que na área ao lado da Igreja Matriz serão montadas barracas com comidas típicas, bebidas e petiscos. Já na Praça da Matriz, acontecem os eventos da programação “profana” da Festa do Divino, que inclui shows musicais, brincadeiras, torneios esportivos, entre outros.