A Ilha Grande representa uma atração à parte na Costa Verde. Sua diversidade biológica a coloca em destaque no território nacional, com algumas espécies somente encontradas aqui. São 193 Km² de beleza, incluindo 106 praias, cachoeiras e montanhas, à 1:30h de barco, saindo de Angra dos Reis (RJ).

A praia de Bananal, na Ilha Grande, se transforma num pedaçinho do Japão em Angra dos Reis. O Festival da Cultura Japonesa leva ao local uma série de atrações típicas da milenar cultura oriental.
São shows e danças típicas, gastronomia, artes marciais, oficinas, exposições e exibição de filmes, que atraem anualmente para o evento mais de 2.000 pessoas à ilha, entre turistas e moradores de Angra dos Reis, durante os três dias do festival.

Em 2010 será a terceira edição do festival que acontecerá de 2 a 4 de julho e vai mostrar toda a riqueza e a diversidade cultural de Angra dos Reis. O evento atrai muitos angrenses e turistas a praia do Bananal e contribui significativamente na divulgação do destino Angra dos Reis para todo o Brasil.
A organização do Festival da Cultura Japonesa é da Associação das Pousadas da Enseada do Bananal (APEB), e a expectativa para esse ano é que o público seja ainda maior em relação ao ano passado.

Além dos turistas que se hospedam nas pousadas da Enseada de Bananal no período da festa, os angrenses são presenças marcantes no evento, e mesmo para aqueles que não reservam uma pousada, a ida ao festival é um atrativo e uma oportunidade de entretenimento e lazer.