Foto: Daniele Souza/Santuário Nacional
Santuário de Aparecida (SP): turismo religioso é novidade.

A partir de amanhã, o turismo ganha ainda mais destaque na serra gaúcha. É que será aberto o 19.º Festival do Turismo de Gramado, evento que deve reunir até domingo, dia 25, cerca de doze mil agentes e operadores de viagens no Centro de Feiras e Eventos Serra Park. Organizado pela empresa Marta Rossi & Sílvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, o evento é consagrado pelos resultados gerados para o trade e confirma sua condição de grande agente para a promoção do turismo latino-americano.

A Feira de Negócios será o palco para exposição de mais de duas mil marcas de empresas e entidades do Brasil, além de Argentina, Uruguai, Equador, Chile, Israel, Indonésia, Estados Unidos e Portugal. O espaço de exposições do Serra Park será dividido por áreas: ecoturismo e turismo-aventura, tecnologia para o turismo, turismo rural, turismo-saúde e rodadas de negócios Sebrae.

A grande novidade da feira, porém, será o 1.º Salão de Turismo Religioso Místico e Esotérico. Sílvia Zorzanello diz que o segmento ganhou espaço exclusivo no evento deste ano porque é um dos que estão mais crescendo entre os brasileiros, porém, ainda precisa de profissionalização.

Segundo levantamento da Embratur, aproximadamente quinze milhões de brasileiros viajam, anualmente, em busca de lugares e templos religiosos. Destinos como Lourdes (França), templo da LBV (Brasília), Iguaçu Misiones (Brasil, Paraguai e Argentina), Aparecida do Norte (São Paulo), Santuário de Madre Paulina (Santa Catarina) e Piriápolis (Uruguai) vão apresentar seus roteiros ao trade.

O congresso

O festival abrange também o congresso, que acontecerá no Hotel Serrano. Os painelistas são profissionais de destaque do turismo que vão relatar cases de sucesso, analisar tendências de mercado e introduzir novos conceitos. Entre todos os painelistas conceituados que estarão no congresso, destaque para o professor Sérgio Molina, do Chile. Especialista em turismo, autor de livros e diretor do Centro de Empreendimento e Inovação no México, ele apresentará o painel Unindo povos, gerando negócios – turismo, uma atividade competitiva.

O secretário nacional de Políticas para o Turismo, Aírton Nogueira, vai apresentar o painel Diversidade de Oferta para promover o crescimento do crédito consignado para aposentado, que já é realidade. A Fé Move o Turismo também será tema de palestra, com destaque para os 150 anos do Santuário de Lourdes e também para o Santuário de Aparecida, hoje, o maior centro turístico de peregrinação do Brasil.

No último dia do congresso, sábado, o presidente da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux, João Luiz dos Santos Moreira, vai apresentar o painel Turismo de Negócios e Eventos a Otimização de Resultados; seguido de Eduardo Vampré do Nascimento, que falará sobre cruzeiros. A médica Cristina Albuquerque encerra o ciclo de palestras com Turismo sustentável é preciso ter atitude, uma apresentação do programa Turismo Sustentável e Infância, do Ministério do Turismo.

Mais informações: www.festivalturismogramado.com.br.