O Festival de Inverno de Domingos Martins, é o único do gênero no Estado do Espírito Santo e tornou-se um dos maiores eventos de caráter turístico e sócio-cultural. Em todas as edições, mais de um milhão de pessoas passaram pelo evento e cerca de 5.400 alunos participaram dos cursos, oficinas e palestras ministradas.
Além dos professores e alunos, que passam a conhecer a cultura e o potencial capixaba, muitos turistas comparecem ao evento transformando a cidade de Domingos Martins na “Capital da Música”.

Em 2010, o Festival de Inverno tem como inspiração o bicentenário do nascimento de Frédéric Chopin, um dos maiores compositores da era romântica e reconhecido como um dos maiores pianistas da história, e o centenário de Noel Rosa, sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Essas homenagens consolidam a vocação do evento para promoção da música popular e erudita.

O evento contribui para a valorização da música popular e erudita e principalmente para o crescimento turístico, econômico e cultural do município de Domingos Martins e consequentemente do Estado. Com este propósito a Prefeitura de Domingos Martins apresenta o XVII Festival de Inverno de Domingos Martins, realizado de 22 de julho a 01 de agosto de 2010.