Turistas assistem ao
rápido derretimento das
geleiras: espetáculo natural.

O derretimento da geleira Trift, fenômeno provocado pelo aquecimento global, se tornou um espetáculo natural, assistido por uma quantidade cada vez maior de turistas que visitam os Alpes suíços. A montanha, que fica próxima a Interlaken, recebia 1,5 mil pessoas por ano e passou a receber a mesma quantidade de visitantes por semana. Esse aumento se deveu, principalmente, pela construção de uma ponte suspensa que passa por um enorme lago azul-turquesa. Além disso, uma companhia hidrelétrica abriu seu teleférico para o público, tornando o acesso muito mais fácil.

A construção de uma ponte para ligar um lado a outro da montanha, passando por cima de um belo lago formado pelas águas provenientes do derretimento da geleira, foi idéia de Walter Brog, gerente de uma cabana no topo da geleira. A ponte foi projetada por engenheiros suíços para ser usada no Nepal e desenvolvida pela primeira vez nos Alpes. É a maior desse tipo em toda Europa (mais de cem metros) e parece flutuar sobre o lago, se tornando um atração por si própria.

A ponte suspensa de cem
metros foi construída para
permitir a travessia sobre o lago.

Coincidindo com a inauguração da ponte, a companhia hidrelétrica local Grimsel Power abriu seu teleférico para o uso do público, o que diminuiu consideravelmente o caminho até a ponte e a geleira. Uma trilha que antes era feita em três horas e meia pode agora ser feita um pouco mais de uma hora. O teleférico foi construído pela Grimsel Power há 50 anos para transportar material de construção. Ernst Baumberger, diretor de comunicação da companhia, disse que o grande aumento no interesse no derretimento drástico da geleira Trift é uma oportunidade de a empresa promover os benefícios da hidroeletricidade numa região como os Alpes.

A idéia de tornar o incrivelmente rápido derretimento da geleira Trift uma atração turística tem também a intenção de alertar os visitantes para os efeitos do aquecimento global. As geleiras têm a função de armazenar água, regulando o fluxo de água. Com o derretimento, a quantidade de água que desce dos Alpes aumenta enormemente, podendo, num futuro próximo, causar a inundação de áreas mais baixas. Brog disse que eventualmente eles irão fornecer informações para os turistas sobre geologia e estudo dos glaciares para aumentar a consciência sobre o problema do aquecimento global.