Localizada ao Sul de Vitória, Guarapari é o principal Balneário do Estado do Espírito Santo. Como muitas cidades litorâneas brasileiras, Guarapari surgiu dos aldeamentos criados pelos Jesuítas com o objetivo de catequizar os índios. Mas foi na década de 60 que Guarapari apareceu para o mundo turisticamente.

Divulgada para os quatro cantos do mundo, a cidade das areias monazíticas medicinais passou a ser referência mundial para o turismo saúde. Daí o título de ‘Cidade Saúde’. As areias monazíticas de Guarapari foram descobertas em 1.898, (ilmenita, granada, monazítica, monazita). Estas areias são indicadas para os casos de reumatismo articular e muscular, de artrite deformante e de diferentes etiologias, de nevralgias, mialgias e enfermidades muscular, alergias, sistema nervoso, gota, anemia, nervosismo de insônia, inapetência e perturbação digestiva.
Guarapari reúne condições perfeitas para a prática de Mergulho Recreativo. Nas ilhas próximas do litoral, localizadas uma hora de navegação do centro da cidade, encontramos águas cristalinas e a mais rica biodiversidade de peixes de recife do Brasil. A vida noturna do município tem seu ápice no verão. A vasta oferta de atrações faz com que Guarapari seja o destino preferido dos capixabas e de turistas de todo o Brasil. Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba merece uma atenção especial.