As cidades das Serras Cariocas – Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo – oferecem atrativos históricos e culturais que testemunham a presença dos imperadores na região. Suas belas paisagens e o clima ameno convidam para passeios agradáveis.

A excelente gastronomia trazida pelos imigrantes e as boas oportunidades de compras de artesanato, acessórios de moda, roupas e lingerie dão o toque regional à viagem.

Ao contrário do que se possa pensar, o roteiro foi batizado como serras cariocas mesmo e não fluminenses (como é chamado o que é natural do Estado do Rio de Janeiro), com o aval do Ministério do Turismo para ser divulgado desta forma.

O roteiro de cinco noites do Serras Cariocas inclui transfer e hospedagem com café-da-manhã, com duas noites em Petrópolis e duas em Nova Friburgo. Na programação, city tour pela Cidade Imperial e tour de compras na tradicional Rua Teresa, em Petrópolis.

Na visita à Teresópolis, o destaque fica por conta do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da Granja Comary, além de visita às queijarias do circuito Tere-Fri. Chegando a Nova Friburgo, as dicas são o passeio de teleférico e as compras de doces caseiros e lingerie.

Robson Furtado
Lago na Granja Comary, em Teresópolis, é aberto à visitação turística aos sábados e domingos.

Os pacotes custam a partir de R$ 995 em apartamento duplo e hotel de categoria turística. Mais informações podem ser obtidas nas agências Imperial Tour (24) 2231-1558 e Canoa da Serra (22) 2522-4149.

Os destinos

A cidade de Petrópolis preserva até hoje, a beleza das avenidas arborizadas e floridas, emolduradas por casarões e palacetes do século XIX. D. Pedro II passava longas temporadas na cidade, onde construiu sua residência de verão, palácio ainda preservado que abriga o famoso Museu Imperial.

Também são imperdíveis o pitoresco Museu Casa de Santos Dumont, a Catedral São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal, o suntuoso Palácio Quitandinha e o Museu Casa do Colono.

Na hora das compras, o pólo de modas da Rua Teresa é parada obrigatória. A excelência gastronômica do Vale dos Gourmets, as confeitarias e casas de chá atraem os interessados nas delícias da serra.

Pref. Mun. Petrópolis
Concluído em 1864, local onde é o Museu Imperial foi a casa de
campode dom Pedro II.

A cidade de Teresópolis, além de ser conhecida pelas belas paisagens naturais, é também muito diversificada em sua culinária. Restaurantes e bares movimentam a vida noturna da cidade.

Apesar de estar voltada principalmente para a agricultura, Teresópolis está se desenvolvendo rapidamente no setor de bebidas, contando com uma das maiores indústrias de cerveja. Feiras estão se tornando cada vez mais populares nesta hospitaleira e agradável cidade.

Seus principais pontos turísticos são: Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Matriz da Santa Teresa, Granja Comary, Feirarte, Palácio Teresa Cristina, Palacete Granado, Castelo Montebello Medieval, Mirante do Soberbo, Circuito Terê-Fri -belíssimo trecho da Rodovia RJ-130.

Nova Friburgo foi batizada em homenagem à cidade de onde partiu a maioria das famílias suíças. O município tem um forte apelo para o turismo devido à sua paisagem, aos seus rios e trilhas e a seus lugares bucólicos.

,

 Nova Friburgo CVB
Mercado das Flores se encaixa bem
no cenário bucólico de Nova Friburgo.

A rede hoteleira instalada é uma das maiores do estado, além de ser conhecida como a Capital Nacional da Moda Íntima. Também são imperdíveis os passeios pelos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, com paisagens naturais famosas.

Outro ponto turístico é o Parque de Furnas do Catete, na RJ-116 onde se localiza a Pedra do Cão Sentado. Vale uma visita também a Praça do Suspiro, onde se encontram o teleférico, a Igreja de Santo Antônio, o Largo da Poesia e o Corredor Cultural, este construído em homenagem às dez colônias que formaram a população da cidade.