Icapuí é um município do litoral leste do Ceará, que se estende por mais de 500km de ponta à ponta da orla marítima cearense, situando-se à 200km de Fortaleza. Faz divisa com o Estado do Rio Grande do Norte e possui cerca de 18.000 habitantes, tendo a pesca como sua principal atividade econômica.

A vocação turística de Icapuí revela-se em sua variedade de paisagens naturais, cultura e história. As diversas configurações do litoral sugerem formas distintas de exploração bem como proteção e recuperação ambiental. A vida do povo ligado à pesca artesanal, encanta por preservar os aspectos essenciais de sua cultura. Também há a vegetação típica das dunas fixas. Um imenso coqueiral se estende por mais de 30km nas áreas de praia menos influenciadas pelas dunas, entre a Praia de Barreiras e a Sede do Município.

As praias são calmas, ideais para banho. Algumas localidades estão quase intocadas, desafio para os turistas que gostam de aventura. Icapuí possui uma boa rede hoteleira e tem, entre outras atrações, a paisagem de coqueirais. Na gastronomia, o Festival da Lagosta, acontece anualmente com diversas formas de preparar o prato principal do município. A pesca da lagosta torna-se atração também no porto. No local os barcos pesqueiros participam da paisagem.