Localizada ao Sul do estado de Santa Catarina, Imbituba possui belas praias, paisagens, lagoas, pequenas ilhas, piscina natural, enfim, uma combinação de elementos naturais exuberantes em meio a montanhas.
Os turistas que visitam Imbituba podem desfrutar de grande tranquilidade, hospitalidade, campings e gastronomia à base de frutos do mar.

Agora é oficial, o Município de Imbituba é a Capital Nacional da Baleia Franca. O Vice-Presidente em exercício, José de Alencar Gomes da Silva, assinou no dia 5 de julho a Lei 12.282 que confere o título à cidade. A indicação foi feita pelo Deputado Federal Edinho Bez. Segundo dados do Instituto baleia franca, Imbituba é a cidade de Santa Catarina onde se registra o maior número de baleias na temporada, julho a novembro, destacando-se a praia da Ribanceira.

Segundo a bióloga do Instituto, Mônica Pontalti, aproximadamente 60 baleias são avistadas no município durante a temporada, sendo que, cerca de 1/3 são encontradas na Ribanceira. “Não existe uma causa definida sobre a preferência das baleias por esta praia, mas é comprovado através da avistagem que a maior concentração de baleias acontece lá”, informa a bióloga.

Este ano, até o momento, o Projeto Baleia Franca contabilizou cinco baleias (duas mães, dois filhotes e um adulto), entretanto, o maior número destes mamíferos é registrado nos meses de agosto e setembro. O monitoramente de baleias em Santa Catarina é realizado da Lagoinha do Leste, sul da Ilha, até Balneário Rincão em Içara.