O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, mais conhecido por Petar, abriga um valioso patrimônio natural, composto por sítios paleontológicos, arqueológicos e históricos, além de grande diversidade biológica.

Situado no município de Iporanga, região do Vale da Ribeira (SP), próximo à divisa com o Paraná, o local é o destino proposto pela empresa paranaense Terral Expedições para quem quiser se aventurar neste fim de semana.

A programação inclui caminhadas por trilhas e incursão por algumas das cavernas do Petar. O local tem mais de 250 delas que fazem do parque uma das maiores concentrações deste gênero no Brasil. O roteiro tem início nesta sexta-feira, com saída de Curitiba às 19h em direção à cidade de Iporanga e pernoite na Pousada Casa de Pedra.

No sábado, de manhã, começa a aventura, quando o grupo segue para o Núcleo Santana para conhecer a Caverna Água Suja. O que se vê no local nada tem a ver com o nome, já que esta caverna impressiona pela água cristalina e uma pequena cachoeira no fundo.

Os menos friorentos encaram até um banho. O acesso é feito por trilhas bem preservadas. Às margens do Rio Bethary, é servido um lanche que vai substituir o almoço.

Ainda dentro do núcleo, o outro ponto é a Caverna do Cafezal, caracterizada por suas belas formações (espeleotemas) como, por exemplo, as estalactites que têm forma de botão em sua extremidade.

No domingo, após o café-da-manhã na pousada, o destino é o Bairro da Serra para visitar a Caverna A Lambari de Baixo. Depois do almoço, servido na pousada, o grupo segue para o município de Barra do Turvo, onde irá visitar a Cachoeira do Dito Salu, um salto de 75 metros de altura, de fácil acesso. A chegada a Curitiba está prevista para as 21h.

Preço

Quem quiser participar da aventura paga R$ 385 (por pessoa), valor que pode ser pago em duas vezes. Inclui transporte e traslados, dois pernoites em pousada em apartamentos duplos ou triplos, dois cafés-da-manhã, jantar leve de sexta-feira, um lanche-trilha reforçado para caminhadas de sábado, serviço de guia, acompanhamento de guias locais especializados em cavernas, seguro-viagem específico para turismo de aventura e seguro-viagem de transporte de passageiros. Mais informações: (41) 3352-1219 ou www.terral.tur.br.