O Capim Limão é um dos cerca
de noventa hotéis e pousadas da região.

Itaipava, no Rio de Janeiro, oferece diversas possibilidade de passeio para o visitante: turismo histórico, ecológico ou de aventura. Além da proximidade com a cidade do Rio de Janeiro, Itaipava tem estrutura para eventos -salões de convenções e business centers com moderna tecnologia.

A região dispõe de cerca de noventa charmosas pousadas e hotéis. Existem opções para todos os estilos e orçamentos. Um deles é o Capim Limão Hotel e Restaurante, membro da Associação Roteiros de Charme. As instalações são confortáveis e os serviços, bons. Escolher onde comer em Itaipava também pode ser uma difícil decisão -não é à toa que a cidade também é conhecida como Vale dos Gourmets. Afinal, a região concentra alguns dos melhores restaurantes do estado do Rio de Janeiro, onde é possível encontrar desde lugares sofisticados a espaços simples que servem pratos típicos.

O fato é que, quanto mais se prova, mais se acaba vulnerável ao pecado da gula entre tantas delícias.

A cidade serrana mais concorrida do Rio de Janeiro também oferece boas opções para quem busca cultura e referências históricas. Visitar o Castelo Barão de Itaipava, de estilo Normando Clássico, inspirado nas arquiteturas lusitana e britânica, não se resume apenas a apreciar uma obra de beleza imponente e majestosa mas, principalmente, conhecer um pouco da história da família Barão Smith de Vasconcelos.

Já para aqueles que preferem curtir os agitos e badalações, basta caminhar pela Estrada União-Indústria e escolher entre os diversos bares e casas noturnas, como a Rodeo Drive ou o Zapata Mexican, por exemplo. Antiquários também viraram uma mania na cidade. Já existem vários espalhados pela região e, tão importante quanto o prazer de apreciar peças antigas, são os bons negócios que podem ser realizados.

A criançada também encontra vez nas programações da região. Algumas pousadas dispõem de atividades específicas, monitoradas por guias especializados. Outra boa opção de divertimento para os pequenos é o shopping Villarejo, o mais famoso de Itaipava, onde costumam acontecer atividades infantis, principalmente nos finais de semana. Enquanto os filhos gastam a energia acumulada, os pais analisam as ofertas das boutiques, sapatarias, tabacarias e lojas de decoração. Se o objetivo é um contato mais próximo com a natureza, nada melhor do que passeios a cavalo pelas trilhas que atravessam fazendas e trechos de Mata Atlântica. O Haras Analu, por exemplo, oferece diferentes roteiros.

Serviço: as diárias no Capim Limão Hotel são a partir de R$ 260, incluindo café da manhã. O hotel situa-se à Estrada Itaipava-Teresópolis, 1.910 (km 2) – Itaipava (RJ). Mais informações: (24) 2222-1395 ou consulte seu agente de viagens.