O município de Itanhaém está localizado no Litoral Sul do Estado de São Paulo, fazendo parte da Região Metropolitana da Baixada Santista. Está distante da Capital do Estado de São Paulo 110 km, e pode ser acessado pela SP55 (Rodovia Padre Manoel da Nóbrega) e, para quem procede do Sul do país, através da SP165 no município de Peruíbe, interligando com a rodovia anterior.

Itanhaém, a 2ª Cidade mais antiga do Brasil, fundada em 22 de abril de 1532, tem em seus 474 anos, uma grande importância histórica, e oferece ao turista, a possibilidade de conhecer diversos locais que remetem e retratam de forma fiel, a sua história. Entre os locais que devem ser visitados pelos turistas, estão à Casa de Câmara e Cadeia.
Com cerca de 600 km² de extensão, o município proporciona aos amantes do ecoturismo grande riqueza ambiental, visto que possui 300 km² preservados de Mata Atlântica, que integram o Parque Estadual da Serra do Mar, 50 cachoeiras e 14 praias balneáveis. Na área ecológica, trilhas são algumas opções, como a do Morro Sapucaitava, localizado na Praia dos Sonhos, que foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.

Itanhaém conta ainda com diversas praias, que são o cartão de visitas da Cidade, sendo no total catorze, em cerca de 27 quilômetros, conhecidas principalmente por suas belezas naturais. Entre as mais populares estão as Praias dos Sonhos, do Cibratel e dos Pescadores, onde o fluxo turístico é intenso, principalmente, por suas ótimas balneabilidades durante o ano inteiro, onde os turistas podem realizar diversas práticas esportivas. Nos fins de temporada e feriados, o Governo Municipal promove diversos eventos, como shows, esportes, aulas de dança, de ginástica e muito mais, tendo como objetivo agitar o público presente.