A Estância Turística de Itú, está localizada à 101km da Capital Paulista. Um dos caminhos para chegar à cidade é pela Rodovia dos Bandeirante (SP-348), além de ser opção para quem vem da capital, torna-se uma alternativa para quem vem de algumas cidades do interior.
Itu possui vários pontos turísticos, meios de hospedagens e muito lazer no campo.

Possui uma grande quantidade de monumentos históricos, cuja concentração está na área central. Tendo como principal meta na cidade a totalização do tombamento dos monumentos históricos, atualmente todos os monumentos históricos e naturais já foram tombados na cidade. Tendo atualmente 20 monumentos centrais passando por diversas reformas.
As belezas naturais estão espalhadas por todo município tendo como destaque o Parque do Varvito. O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 23 de julho de 1.995, já recebeu desde sua inauguração mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores.
O Orelhão de Itu é um dos principais pontos turísticos da Estância Turística, e um dos responsáveis pela fama da “cidade onde tudo é grande”. Graças ao humorista Simplício, que tinha um quadro no programa “A Praça da Alegria” na extinta TV Tupi, foi que Itu desabrochou para o Turismo.