Jardim está situada a sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo um dos três municípios sulmatogrossenses que integram o complexo turístico da Serra da Bodoquena.
Detém vários pontos de atração turística e de beleza natural, devido à diversidade de ecossistemas e ao elevado nível de concentração de calcário no solo da região oeste do município, que imprime aos rios acentuada transparência e limpidez, formando também cachoeiras e grutas de estalactites e estalagmites, de elevado valor cientifico, além de ter parte de suas terras abrangidas pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Jardim possui um grande potencial no segmento do Turismo Histórico-Cultural, pois detém vários monumentos relacionados ao episódio “Retirada da Laguna”, fato este que aconteceu no período da Guerra do Paraguai. Trata-se de um cemitério onde foram enterrados os Heróis da Retirada da Laguna. O cemitério está cercado e existe trilha de concreto que conduz os visitantes aos túmulos.

Também possui vários Balneários, entre eles o Balneário Municipal Rio da Prata, que possui capacidade estimada para 1.000 pessoas, e recebe visitantes oriundos de diferentes localidades e países. Sua atratividade principal é o Rio da Prata, ideal para banho e trilhas ecológicas, onde o visitante pode praticar o turismo de lazer e o turismo contemplativo realizado a partir da observação da fauna e da flora.