Para quem ainda não sabe como aproveitar o Dia das Mães – comemorado no próximo domingo (09) – a Secretaria de Estado do Turismo selecionou roteiros e atividades para quem deseja curtir momentos agradáveis e diferentes com toda a família.

A tradição pesqueira e a herança das culturas indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba. O prato mais famoso do Estado é a moqueca capixaba, que pode ser encontrada na Rota do Sol e da Moqueca e na Rota do Verde e das Águas. E para quem quer curtir na Região Metropolitana, uma opção é o passeio de escuna na Rota dos Manguezais que acaba na Ilha das Caieiras, local ideal para saborear a moqueca capixaba. Mas se a praia é o seu programa predileto, Vila Velha e Guarapari oferecem muitas opções, e na hora do almoço, destaque para os restaurantes da Praia da Costa e Meaípe.

Na Rota do Mar e das Montanhas, os que visitarem as fazendas credenciadas poderão fazer caminhadas em trilhas, praticar o rapel e o vôo livre, e ainda aproveitar as belas cachoeiras para banhos. Há ainda o passeio do Trem das Montanhas Capixabas, que sai de Viana e vai até a estação de Araguaya, em Marechal Floriano. A culinária italiana é a referência gastronômica da região, que possui excelentes opções em restaurantes.
Ainda nas Montanhas Capixabas, em Domingos Martins, terá início no sábado (08), a Temporada de Inverno, com várias atrações, entre manifestações culturais e shows musicais. Este evento acontecerá em locais públicos e que, portanto, são gratuitos.
Visitar os parques e curtir a natureza é uma boa pedida para o passeio em família.