Os turistas podem assistir
à pintura das pêssankas,
peças da cultura ucraniana.

Levar um produto artesanal ou um souvenir de bom gosto e conhecer um pouquinho da história de Curitiba é a proposta do novo espaço inaugurado no Grand Hotel Rayon. Batizada sugestivamente de Alma Curitibana, a loja oferece aos hóspedes e visitantes do hotel informações sobre cada uma das diversas culturas que compõem a cidade, além de artesanatos de qualidade e souvenires exclusivos.

Na loja, um monitor especializado em turismo conta aos visitantes algumas peculiaridades da história de cada produto, como as pêssankas, ovos ucranianos pintados a mão, que significam proteção e prosperidade para quem os recebe de presente. ?Buscamos uma forma de apresentar aos turistas a integração das culturas que temos em Curitiba de uma forma interativa?, diz Carlos Kruk, um dos sócios do local.

O artesanato e os souvenires são apresentados como retrato da miscigenação de culturas da cidade. As técnicas usadas pelos artesãos são as mais variadas possíveis, como a fiorentina, que aplica folhas de ouro no acabamento de peças de madeira. Também podem ser encontradas cerâmicas, cestos, canecas, chaveiros, camisetas com desenhos exclusivos, entre outros produtos.

Além da diversidade de informações que o turista poderá encontrar, ele ainda poderá em alguns momentos presenciar o trabalho sendo realizado no próprio hall do hotel. ?Em ocasiões especiais, traremos alguns artesãos para mostrar como é feito o trabalho. O hóspede poderá ver alguém pintando uma pêssanka ou fazendo um trabalho com vime, por exemplo?, explica Sergio Maciura, sócio do empreendimento.

Serviço – A loja Alma Curitibana fica no Grand Hotel Rayon, na Avenida Visconde de Nácar, 1424. Telefone: (41) 2108-1100.