Nada pior do que se sentir sozinho em uma viagem. Ainda bem que hoje só fica sozinho quem quiser. Isso porque, de olho nesse nicho, o mercado de turismo oferece, cada vez mais, produtos voltados a esses consumidores, com destinos variados. Dieter Weihermann, proprietário da BtoW – Brasilian to the World – há seis anos, organiza grupos de solteiros para destinos dentro e fora do País. Entre eles estão Aguativa, em Cornélio Procópio, Campos do Jordão, Búzios, litoral paulista e Florianópolis. Até Buenos Aires já foi destino de solteiros que procuraram a agência.

Segundo Dieter, entre os solteiros que procuram a BtoW, cerca de 60% são mulheres, têm entre 25 e 40 anos e vêm das classes A e B.

No início, a agência organizava a viagem de trinta a quarenta dessas pessoas sem acompanhantes. Agora, a BtoW leva até duzentas pessoas nas excursões. “A procura dobrou no último ano”, diz o empresário. “Eles gostam de lugares de vida noturna agitada e pedem roteiros ecológicos.”

“Vão rapazes solteiros?”

Segundo o gerente de operações da BtoW, André Frizzo, as avaliações da agência deixaram claro o interesse por grupos de turistas solteiros. André conta que no réveillon, por exemplo, muitas pessoas queriam viajar desacompanhadas. “Sabe se estão indo rapazes solteiros?”, perguntavam. “Parecia até um Namoro na TV”, brinca.

A internet contribuiu para o aparecimento de serviços para descompromissados. Começando pelas salas de bate-papo, os internautas passaram a querer lazer e turismo. No Portal dos Solteiros – antes era um site e se chamava Solteiros Procuram -, o turismo ganhou destaque entre cursos e festas. De acordo com pesquisa da Web Trends, encomendada pelo portal, 35% de seus internautas buscam viagens, sendo que 64% para solteiros.

A criadora do portal, Eneida Lamarca, em parceria com agências de viagem, já montou aproximadamente vinte roteiros em um ano e meio. Entre suas parceiras está a BtoW, que aproveitando o mês em que é comemorado o Dia Nacional dos Solteiros (15 de agosto), está preparando uma viagem para a Aguativa Resort. A viagem acontecerá no último final de semana de agosto, com saída dia 29 e retorno dia 31. O mais importante nessas viagens é conciliar esporte e entretenimento noturno. Equilibrar o número de homens e mulheres no grupo é outra prioridade. Pois mesmo que o motivo da viagem não seja só encontrar a cara-metade, não custa nada dar uma forcinha.

Serviço – A BtoW – Brasilian to the World – situa-se na Alameda Carlos de Carvalho, 417, térreo. Telefone: (41) 233-1500 e site www.stelamaris.com.br.