O Cipó Eco Hostel situa-se em uma região de Minas Gerais cheia de atrativos naturais.

A HI Hostel Brasil – marca da Hostelling International, a rede mundial de albergues da juventude, anunciou o início da operação de três novos estabelecimentos. Trata-se do Cipó Eco Hostel, na Serra do Cipó (MG); o Manaus Hostel, na capital do Amazonas, e o Copa Hostel, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O Serra do Cipó Hostel situa-se a cem quilômetros de Belo Horizonte, tem 45 leitos, piscina e sauna. Há muitas opções de lazer na região, dentre elas esportes outdoor, como trekking, rapel, tirolesa, cavalgada e rafting, e há também muitos atrativos naturais como as cachoeiras Véu da Noiva, Grande, do Gavião, da Caverna e das Andorinhas. Informações sobre o hostel: www.cipoecohostel.com.br.

O Copa Hostel encontra-se no coração da Cidade Maravilhosa e tem 36 leitos. Fica na Praia de Copacabana, tem jardim de inverno, recepção e segurança 24 horas, pub bar com shows, serviço de traslado da rodoviária e aeroporto e áreas de convivência com TV, jogos e internet com 20 minutos de acesso grátis. O site do estabelecimento é www.copahostel.com.br.

No norte do País, foi inaugurado o segundo hostel da região, o Manaus Hostel, com quarenta leitos. Ele está localizado no centro de Manaus, próximo dos atrativos turísticos da cidade e do comércio. O hostel é um casarão com fachada preservada, tem quartos coletivos, casal e família. Oferece ainda café-da-manhã, salas de convivência, cozinha coletiva e faz reservas para expedições na Floresta Amazônica.

Outros destinos

O crescimento da HI Hostel Brasil no ano não vai parar nestes três estabelecimentos recém-inaugurados. Até o final deste ano, estarão prontos para funcionarem (aguardando apenas a finalização de credenciamento à rede) os hostels de Ubatuba (litoral norte de São Paulo), Matinhos, Guaratuba (ambos no Paraná) e Lumiar (na região de Nova Friburgo/RJ). Encontram-se em obras os de Ilhabela, Guarujá (no litoral paulista), São Luis de Paraitinga (interior de São Paulo) e Pipa (Rio Grande do Norte).

Carteira nacional

Outra novidade é quanto ao visual da carteira nacional de alberguista recém-lançado. O documento teve o verso modificado onde está a identificação do associado, tendo sido inserido o novo endereço da Federação Brasileira dos Albergues da Juventude (FBAJ) – Rua da Assembléia, 10, sala 1.617, centro – Rio de Janeiro (RJ) e, nas faixas amarela e verde, a frase: ?Proibida a emissão para estrangeiros? em português e inglês. A mudança visa certificar o documento como válido para uso exclusivo de brasileiros no País.

Mais informações sobre os hostels brasileiros e internacionais estão nos sites www.alberguesp.com.br e www.hostel.org.br.