São Pedro da Aldeia, está localizada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. É uma cidade pacata e tem uma rica história, com participação ativa nos períodos coloniais e pré-coloniais. Banhada pela Lagoa Araruama, (a maior do litoral fluminense), possui belas praias, sendo o principal atrativo da cidade.

Organizado pelas secretarias de Cultura e Turismo, o Carnaval de São Pedro da Aldeia terá o tema “Brasil – África do Sul“, paixões brasileiras se referindo a Copa de 2014, que será no Brasil. A abertura oficial do Carnaval 2010 será na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, às 20 horas, na Praça da Matriz, centro da cidade.

A animação da noite ficará por conta do grupo Nada Igual e do DJ Juninho. Durante os dias de Carnaval, no Centro da cidade, a folia fica por conta das “Bandas Aquarela” e “Para Todos”, a partir das 22 horas; na praia da Pitória, às 12 horas, terá show da banda Timbalaê e na praia do Sudoeste, no mesmo horário, será o grupo Nada Igual.

A secretaria de Cultura prepara o desfile do Bloco dos Bonecões, 14 figuras tradicionais nos carnavais da cidade, que sai todos os dias do Carnaval, às 19 horas, no Centro e também a matinê, às 17 horas, para as crianças se divertirem com seus pais, na Praça da Matriz.

Além do bloco dos Bonecões, saem todos os dias, blocos nos bairros do município.