Conhecer a rota dos vinhos verdes pode ser um bom motivo para descobrir uma das regiões mais agradáveis de Portugal, o Minho, ao norte da cidade do Porto. Além, claro, de uma boa oportunidade para apreciar os vinhos que só são encontrados ali. Muito conhecida pelos seus costumes e gastronomia, a região do Minho é mundialmente famosa por suas ideais condições de solo e clima, responsáveis pela produção de um vinho único, o vinho verde.

Leve e fresco, é uma ótima opção para acompanhar entradas, mariscos e outros pratos de frutos do mar. Disponível nas versões tinto e branco, o vinho verde é saboreado no mundo inteiro. Ainda no Minho, em Monção e Melgaço, vale a pena conhecer a rica gastronomia local e saborear o mais apreciado vinho verde português: o Alvarinho. Já em Guimarães, conhecida por ser o berço do primeiro rei de Portugal, Afonso Henrique, imperdível é conhecer o centro histórico, patrimônio cultural da Unesco.

Outras cidades também remetem às raízes da região. Em Viana de Castelo, a dica é começar o passeio pela Praça da República e conhecer suas três construções históricas, com mais de 500 anos: um chafariz em granito, a Casa da Câmara e a Casa da Misericórdia. Já em Barcelos visite a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz e seus jardins barrocos. Saiba mais sobre as rotas do vinho de Portugal no site www.visitportugal.com.