Conhecida internacionalmente, a Praia de Copacabana, no Rio, deixa, neste fim de semana, um pouco de lado o clima de badalado ponto-de-encontro no “eterno” verão brasileiro para se tornar um cenário cheio de magia e luz, típico do Natal.

É que acontece neste sábado, a partir das 19h, a terceira edição da Parada Iluminada, um desfile que vai promete levar crianças e adultos a uma encantadora e divertida viagem pelo fantástico mundo do Natal.

O espetáculo itinerante, que percorrerá a Avenida Atlântica, partindo do Posto 6 e chegando à Avenida Princesa Isabel, mostrará um passeio pela terra do Bom Velhinho. Realizada pela Lume Arte Marketing Cultural, a Parada Iluminada é oferecida gratuitamente ao público e conta com o patrocínio da prefeitura do Rio, da Coca-Cola e do governo do estado/Lei de Incentivo e apoio do Grupo Seres.

A Parada Iluminada materializa o encanto do Natal por meio de carros alegóricos de grandes dimensões, tripés, bonecos gigantes e alegorias de pequeno porte. A superprodução contará com muitos efeitos especiais de luzes e cores, bem como modernas tecnologias de projetores e controles computadorizados.

Para iluminar a Parada, serão usados milhares de leds e lâmpadas, além de outras soluções importadas dos Estados Unidos, Israel, Alemanha e China. O desfile desse ano terá a participação de 280 artistas vindos de vários núcleos como a dança (clássica, contemporânea e de rua), o circo (acrobatas, palhaços e mágicos) e o teatro.

E, segundo a visão de seus idealizadores, o espetáculo mostrará, de forma lúdica, como o mundo se prepara para o Natal, trazendo para a Avenida Atlântica a Cidade Encantada de Papai Noel, a Casa da Mamãe Noel, as guloseimas especiais, o mundo dos brinquedos e a noite de Natal.

A direção cenográfica da Parada Iluminada está nas mãos do cenógrafo e artista plástico André Paz. Ele, que concebeu a cenografia em 2006, está de volta ao comando do barracão onde a Parada Iluminada ganha forma. Além dele, uma equipe de profissionais de grande experiência na área cultural ajuda a dar vida ao espetáculo.

A direção coreográfica e teatral fica por conta de Regina Miranda e a direção musical é de Marcelo Alonso Neves, criador de uma trilha sonora repleta de clássicos do Natal, elaborada especialmente para que o público possa cantar junto com os desfilantes, durante todo o percurso.

No ano passado, o evento atraiu mais de 200 mil pessoas. Para apreciar o espetáculo, o público poderá se posicionar entre o canteiro central e a calçada da praia.

A logística montada para atender ao público é semelhante a da Festa do Réveillon carioca, com a mobilização de um grande aparato da prefeitura do Rio, governo do estado e efetivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Mais informações: www.paradailuminada.com.br.