Engana-se quem pensa que as baleias da espécie jubarte são avistadas somente em Abrolhos. Em Porto Seguro (BA), o espetáculo do maior mamífero do planeta também pode ser contemplado anualmente no período de julho até meados de outubro, quando as baleias vindas da Antártica escolhem as águas mornas do litoral para reproduzirem, terem seus filhotes, ou simplesmente aprenderem o caminho para chegar até aqui.

“Trata-se de um novo produto turístico que estamos trabalhando na cidade com o objetivo de agregar mais valor e proporcionar diferentes opções para nossos visitantes e moradores”, explica Paula Leite, da Cia. do Mar, empresa responsável pelo passeio.
A saída para observação das baleias começa com uma palestra que explica as condições do passeio, as características das baleias, o processo de migração e as dicas de navegação e segurança. “É preciso que todos se conscientizem das normas de observação e do quanto podemos nos aproximar para não estressar o animal. Mas tivemos algumas ocasiões em que a própria baleia se aproxima do barco, acho que tudo depende mesmo da energia das pessoas no passeio”, afirma Thaís.

O passeio é feito em um barco tipo lancha, que navega mais rápido e oferece banheiro, além de conforto com área coberta, almofadas, frutas etc. “Levamos no máximo 50 pessoas para garantir que todos fiquem bem à vontade e que possam aproveitar o máximo que puderem, trocando informações com a bióloga e aprendendo um pouco mais com a natureza”, diz Paula. Ao todo, são aproximadamente 4h de navegação, sendo 1h30 para chegar ao local, 1h de observação e 1h30 para retornar.
Mais informações: (73) 8802-1110 / (73) 8819-5060