Foi criado, na última quinta-feira, em Curitiba, o Conselho Consultivo de Turismo do Paraná, com a presença do ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia. O Conselho será presidido pelo secretário estadual de Turismo, Cláudio Rorato, e composto por representantes de entidades de classe que atuam no setor.

Principal instrumento para a descentralização das ações na atividade turística do País, os Conselhos fazem parte do Plano Nacional de Turismo (PNT), lançado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e pelo ministro

Mares Guia no dia 29 de abril. O PNT fixa diretrizes, metas e programas para o setor a serem implantados até 2007. Segundo o secretário Cláudio Rorato, “será um elo importante nas ações estratégicas da secretaria estadual e no debate de proposições destinadas a desenvolver a atividade no estado”.

A instalação dos Conselhos em cada uma das 27 unidades da Federação faz parte do novo modelo de gestão descentralizada implantado pelo ministro Walfrido dos Mares Guia. Os Conselhos desempenharão um papel relevante junto ao Ministério do Turismo na formulação das políticas para o setor.

Eles atuarão como interlocutores entre o Núcleo Estratégico de Turismo (Ministério do Turismo, Fórum Nacional de Secretários de Turismo e Conselho Nacional de Turismo) e os estados.”Os Conselhos desempenharão um papel importantíssimo no desenvolvimento do turismo brasileiro”, explicou o ministro Mares Guia. “Eles são instrumentos eficientes para a descentralização das políticas para o setor, e, sem dúvida, terão mais facilidade para identificar as demandas dos estados e propor estratégias para o encaminhamento das soluções.”

Caberá aos Conselhos levantar e ordenar as necessidades e demandas dos estados e municípios para, então, propor, encaminhar ou solucionar dificuldades na localidade. Terá como competências, ainda, planejar, sugerir, coordenar, monitorar e avaliar a Política Nacional do Turismo no âmbito estadual e apoiar e coordenar o processo de descentralização do planejamento e da gestão da atividade turística.

O Ministério do Turismo já instalou dezessete Conselhos Estaduais. Já foram instalados os Conselhos dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Maranhão, Tocantins, Pará, Pernambuco, Amazonas, Alagoas, Paraíba, Piauí e Ceará.