O mercado doméstico deve despontar como alternativa atraente para os paranaenses que vão viajar nas festas de final de ano e férias de verão. Pelo menos é o que mostra um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) nas agências associadas à entidade.

Segundo os dados, os resorts e praias do Nordeste são os atuais campeões de venda nas agências de viagens do Paraná. Um dos motivos seria o desinteresse dos brasileiros pelas viagens internacionais por conta da volatilidade da moeda americana ante o real. Outros destinos nacionais como o litoral do Rio de Janeiro e de Santa Catarina e Foz do Iguaçu também estão sendo bastante procurados.

A serra gaúcha, com seu tradicional Natal Luz, também tem atraído visitantes paranaenses que, muitas vezes, até estendem sua estada, permanecendo por lá mais alguns dias para curtir o verão na região.

Cleiton Thiele/GFS
Serra gaúcha também virou atração por conta do Natal.

No caso de Santa Catarina, a Abav-PR informou estar acompanhando de perto a situação dos municípios prejudicados pelas chuvas, a fim de orientar os viajantes quanto à situação em que estes se encontram.

“Os problemas ocorridos estão sendo superados gradativamente e estamos torcendo para que eles recebam muitos turistas para ajudar na recuperação do estado, mas temos o dever de informar corretamente sobre as condições dos destinos procurados”, afirma Antônio Azevedo, presidente da Abav-PR, entidade que aderiu à campanha SOS Santa Catarina.

Ao contrário da temporada passada, em que o câmbio favorável impulsionou a busca por pacotes para o exterior, a demanda pelo turismo nacional foi fortalecida pela crise internacional.

“Antes, quem planejava viajar pelo Brasil aproveitou o preço mais favorável para ir para fora do País e mudou o destino. Agora, esperamos um movimento inverso”, diz Azevedo.

O mercado interno brasileiro conta ainda com o fomento do Ministério do Turismo, como uma das saídas para enfrentar os reflexos da crise financeira. Exemplo disso é a recém-lançada campanha “Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil”, quinta iniciativa promovida este ano pelo MTur com foco no segmento doméstico.

“O produto turístico Brasil ficou mais em conta para os brasileiros. Esse é um momento oportuno para incentivar viagens pelo País”, comenta Azevedo, que também é proprietário da Eventtour / Paraná Travel.

A própria Abav Nacional também participa ativamente de outra campanha do MTur voltada aos agentes de viagens, a Brasil Vendo Melhor, que oferece ampla premiação na venda de destinos nacionais.