Mata de São João é uma cidade onde seus principais distritos figuram entre os mais belos destinos da Bahia e do Brasil. São quilômetros de lindas praias tanto para quem busca refúgios ecológicos. A Praia do Forte, é conhecida como “a polinésia brasileira”, onde você encontra algumas das mais lindas paisagens do litoral.
Muito sol o ano inteiro, praias semidesérticas, deliciosas piscinas naturais à beira-mar, dunas e coqueirais.

Projeto Tamar: O desenho da tartaruga saindo do ovo está em toda parte. É a marca do Projeto Tamar. A Praia do Forte é a principal região de desova de tartarugas marinhas do Brasil e também uma importante área de alimentação de tartarugas jovens, que já virou atração turística.

Fundação Garcia D’Ávila:
Uma ciclovia de 4 km liga a Vila de Praia do Forte ao Castelo Garcia D’Ávila. Bike Tour: a visita ao castelo é acompanhada por guia local. Também são realizadas cavalgadas até o castelo. Outras alternativas de passeio até o Castelo são os grupos em bugres e em quadriciclos motorizados.

Reserva de Sapiranga:
Existem várias opções de passeio em grupo na Reserva Sapiranga: cavalgadas, bike tour, bugres e quadriciclos.

Alameda do Sol:
 Vila na Praia do Forte que possui uma excelente infra-estrutura gastronômica e hoteleira. Também possui um Albergue da Juventude, que é uma excelente opção para os mochileiros.

Piscinas Naturais:
Praias diferenciadas, piscinas naturais de águas cristalinas com 36 milhas de extensão, formadas por enormes recifes e com profundidade máxima de 3 metros. Excelente para banho na maré baixa. Ideal para flutuação e mergulho livre.