Andarilhos percorrem a Ponta
da Fruta, praia de Vila Velha.

Já estão abertas as inscrições para a caminhada oficial “Os Passos de Anchieta”, que refaz a trilha do padre José de Anchieta, no Espírito Santo. Este ano, a caminhada acontece entre os dias 5 e 8 de junho, semana anterior ao aniversário do município de Anchieta, dia 9 de junho.

Quem estiver interessado em participar da caminhada deve procurar a Abapa (Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta) ou os pontos credenciados para fazer a inscrição, que custa R$ 10, e receber as informações a respeito do caminho.

Ao fazer a inscrição, o andarilho recebe um kit contendo um manual, uma credencial que deve ser carimbada em pontos estratégicos do caminho. As informações relativas à alimentação e hospedagem ficam por conta da Abapa.

Trilha de sucesso

A caminhada Os Passos de Anchieta teve início em 1998. De acordo com a Abapa, cerca de seis mil pessoas já percorreram a trilha do padre, a grande maioria durante as caminhadas coletivas. A caminhada coletiva oficial ocorre sempre no primeiro final de semana de junho e percorre os cem quilômetros entre Vitória, capital do Espírito Santo, e a pequena vila de Anchieta, no litoral sul capixaba, e dura quatro dias.

A idéia original do evento é tornar a rota um caminho perene, a exemplo do de Santiago de Compostela, na Espanha. O roteiro é o quarto desse tipo existente no mundo. Os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

Serviço:

A inscrição para Os Passos de Anchieta pode ser feita através de depósito bancário, com comprovante enviado por fax para a entidade, pelos números (27) 3315-5473 ou (27) 3227-2661. É necessário primeiro entrar em contato com os organizadores para receber a ficha de inscrição e os dados da conta a ser feito o depósito.

O endereço da Abapa é Rua Padre Antônio Ribeiro Pinto, 195/1004, Edifício Guizzardi Center, Praia do Suá, Vitória (ES).