Com pouco mais de meio século de vida, Canela (RS) se consolidou como umas das cidades mais importantes no contexto turístico e cultural do Estado. Para retratar a situação turística do município, a Prefeitura Municipal encomendou uma pesquisa à Bureau Pesquisas Mercadológicas.

Foram realizadas entrevistas junto aos visitantes que estivessem hospedados em Canela durante os dias 3, 4 e 5 de abril (no Feriado de Páscoa). Os resultados apresentados representam o esforço da administração municipal e da comunidade em oferecer serviços e atrativos de qualidade aos turistas. A prova disso é que Canela foi o primeiro destino pensado por 62,9% dos entrevistados. Ou seja, a maioria dos visitantes não cogitou nenhum outro destino turístico antes da decisão de vir para Canela. Do restante, 25,8% cogitou Gramado e apenas 11,3% pensaram em outras cidades.

Belezas naturais são o principal atrativo e hospitalidade o mais positivo. Metade dos entrevistados citou o paisagismo, a geografia e as belezas naturais como principal motivo para vir a Canela. Em seguida, com 25,8% dos votos, vieram os locais e atrativos para lazer. Em terceiro lugar, com 24,2%, empataram três itens: a tranquilidade, a receptividade das pessoas e o clima.

Sobre os aspectos positivos de Canela enquanto cidade turística, a maioria dos visitantes citou a educação, a cordialidade e a hospitalidade das pessoas em primeiro lugar. Em seguida vêm as belezas e paisagens naturais e a gastronomia. Entre os pontos turísticos ou eventos que os turistas já sabiam que existiam, o Parque do Caracol teve 100% de votos de afirmação. A Igreja de Pedra teve 98,4% e o Sonho de Natal, 87,1%. Teleférico, Alpen Park e Páscoa em Canela também tiveram mais de 80% dos votos.