Piraju está localizada às margens do rio Paranapanema, na região sudoeste de São Paulo. Caracteriza-se pela grande extenção de áreas verdes e exuberantes paisagens. O clima tropical agradável durante todo o ano, as inúmeras cachoeiras, represas e locais próprios para a pesca e prática de esportes náuticos tornaram esse município uma Estância Turística.

A Praça Ataliba Leonel, cartão de visita da cidade e tombada pelo Patrimônio Histórico, está retomando seu lugar de destaque. A Praça da Matriz, como é conhecida, com sua vegetação e localização privilegiada, tornou-se ponto de encontro de famílias da região para passeio e recreação.

A Represa Santa Cruz, é um local apto à prática de navegação, esqui aquático, pesca e recreação. Conta com mais de 6 km navegáveis e uma queda dágua iluminada, possui também uma escada de peixes com mirante.

O Parque Natural Municipal do Dourado, é hoje uma área de preservação que oferece boa infra-estrutura para aqueles gostam de curtir muita sombra e água fresca. Com trilhas que beiram o Rio Paranapanema, o local é ideal para pesca amadora e para os praticantes de caminhadas.