Rodrigo Leal/APPA
Visita ao maior porto do sul
vai da administração ao cais.

Desde o início da atual gestão, o Porto de Paranaguá passou por uma reformulação. O prédio administrativo, o Palácio Taguaré, está de cara nova, as vias de acesso ao porto foram concretadas, assim como o cais. Para marcar o fim dessas obras e apresentar o novo porto aos paranaenses, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) está com horários especiais para visitação pública, nos finais de semana e feriados. De acordo com Silvana Leal, responsável pelo setor de Relações Públicas do Porto de Paranaguá, o horário de visita durante a semana coincide com o horário de trabalho das pessoas, o que dificulta para muitos. ?Fora isso, muita gente não sabe que o porto está de portas abertas para o público, que qualquer um pode visitar?, afirma. A ação de abrir o porto nos finais de semana tem sido um sucesso. Apenas no feriadão da padroeira do Brasil, o porto recebeu cerca de mil visitantes, um recorde histórico. Considerando somente este mês, são 3.199 pessoas que vieram até o porto. Um dado curioso vem chamando a atenção da equipe de técnicos que recebem os visitantes: do total de turistas que estiveram no porto nesses dias de outubro, nenhum grupo era formado por moradores de Paranaguá, apesar da facilidade de acesso.

História

O Porto de Paranaguá, criado há 71 anos, é o maior do sul do Brasil e o maior porto graneleiro da América Latina. Ele atua principalmente na exportação de grãos, sendo também utilizado para operações com mercadorias como madeira, cargas congeladas, veículos e contêineres. No contexto histórico do Paraná, o Porto de Paranaguá foi a porta de entrada para os primeiros povoadores do estado e, desde a segunda metade do século 16, tem sido o principal exportador da região. Hoje firma-se também como um dos principais canais de escoamento de cargas do Brasil.

A programação de visitas incluiu recepção no Centro Administrativo, onde os visitantes conhecem a sede da autarquia após a sua remodelação, vídeo institucional da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e, na seqüência, uma palestra sobre a história e a atualidade dos terminais paranaenses. A visita ao cais encerra o passeio.

Serviço – O porto é aberto à visitação pública aos sábados e domingos, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h. Os visitantes devem se dirigir ao Palácio Taguaré, na Rua Antônio Pereira, 161. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação, pelo telefone (41) 3420-1200/1134, em horário comercial.