Aracruz reúne uma infinidade de atrativos naturais, com paisagens exuberantes, extensas áreas verdes, praias, restingas, manguezais, enseadas, recifes, montanhas, coqueirais, remanescentes de Mata Atlântica, reservas ecológicas, tartarugas marinhas, lagoas e rios, formando um dos trechos mais ecológicos do litoral capixaba.

Barra do Sahy é uma vila de pescadores com 3 Km de extensão, praia de ondas fracas, água de cor amarelada, areia grossa e com formação rochosa, sua vegetação predominante é a restinga, em formato de enseada e com exuberantes castanheiras distribuídas. Considerada como Point do Verão Aracruzense, é a praia mais agitada e procurada pelos turistas.

Dotada de infra-estrutura receptível, iluminação na orla, pavimentação da Avenida Ademar dos Reis (Beira-Mar), calçadão com 1.650m e com muitos barzinhos, além dos pitorescos quiosques que compõem seu cenário, para saborear peroás, pescadinhas. Bom local para a prática de surf, as melhores ondas estão no Xangão.
Ali se concentram as atividades culturais, musicais e esportivas promovidas no período de verão. E no contagiante carnaval, o balneário recebe milhares de visitantes, animado com os shows musicais de expressão nacional, regional e desfile dos Blocos.