Com a paisagem marcada pelas torres das igrejas, Olinda sempre se destacou como uma cidade de grande vocação religiosa. Todos os anos o município, em parceria com as irmandades e ordens religiosas, prepara uma programação especial para a chegada da Semana Santa e esse ano não poderia ser diferente.

Na Sexta-feira Santa (02/04), a programação começa cedo às 5h, com a Via Sacra que começa Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe. Em seguida, às 8h, a comunidade da Ilha do Maruim também realiza Via Sacra. À tarde, às 15h, tem Ação Litúrgica – Leitura da Paixão de Cristo, Adoração da Cruz e Comunhão, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir. Ainda às 15h, os fiéis celebrarão a Paixão e Morte de Jesus, na Igreja de Nossa Senhora das Neves e podem também participar da celebração da Paixão do Senhor, na Igreja do Carmo. Em seguida, às 16h, acontecerá a Procissão do Senhor Morto, que sai do Convento de São Francisco e segue pelo Alto da Sé, R. Bispo Coutinho, Largo do Amparo, Rua do Amparo, Rua 13 de Maio, Rua de São Bento, Rua 27 de Janeiro, Av. Liberdade e depois volta para a Ladeira de São Francisco.

A programação do Sábado de Aleluia (03/04) contará com a realização da Vigília Pascal, a partir das 20h, na Igreja Nossa Senhora das Neves e na Matriz de São Pedro Mártir.

No último dia do roteiro, o Domingo da Ressureição do Senhor, a programação começa cedo, às 6h, com a Procissão da Ressurreição do Senhor, que sai da Igreja Nossa Senhora das Neves, no Convento de São Francisco, e volta para o mesmo local, onde será realizado um café da manhã com os fiéis, às 8h.