Quem quiser passar o Réveillon fora de Curitiba precisa correr para achar pacotes. Ainda existem opções, mas talvez já não seja exatamente no hotel pretendido, no voo com melhor horário ou com o orçamento inicial estimado para a viagem.

Os agentes de viagem tentam atender da melhor forma os paranaenses que querem festejar a chegada de um novo ano em um lugar diferente. E isto inclui apresentar as melhores opções, conforme o desejo, a possibilidade financeira e a disponibilidade de tempo.

“É possível encontrar opções em diferentes valores. Quem se programou em julho ou agosto para viajar no final do ano encontrou preços bem interessantes. Quanto mais próximo da data, os preços ficam mais elevados. Ainda existe disponibilidade, mas já não será no preço de meses atrás. De qualquer maneira, o agente de viagens vai ajudar na escolha e também dar toda a assistência depois da aquisição do pacote”, afirma Roberto Bacovis, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem, seção Paraná (ABAV-PR).

A escolha do lugar para o Réveillon leva em conta diversos fatores, mas o perfil da maioria dos viajantes é procurar um lugar onde exista uma comemoração para a virada do ano.

“Para o Reveillon, dificilmente haverá algum destino totalmente tranquilo, para quem quer só descansar. Para onde for, sempre haverá alguma festividade. É diferente do Carnaval, por exemplo, quando há destinos que não fazem qualquer festa de Carnaval”, comenta Bacovis.

E a praia acaba sendo uma das opções mais procuradas para a passagem do ano. Os paranaenses gostam muito de Santa Catarina para esta ocasião, mas há muitos que preferem investir em pacotes para o Rio de Janeiro e Nordeste Brasileiro.

As capitais nordestinas mais procuradas são Fortaleza, Recife e Salvador, de acordo com o vice-presidente da ABAV-PR. Também há aqueles que optam pelos cruzeiros na costa brasileira.

Outro destino nacional muito procurado para o Réveillon é Foz do Iguaçu, que já está com a ocupação em quase 100% para o período. A cidade do oeste paranaense, além do atrativo natural com as Cataratas do Iguaçu, possui uma boa quantidade de resorts e hotéis para receber famílias e grupos de amigos com uma programação especial de atividades e de festa de Réveillon.

Foz do Iguaçu há anos se tornou uma opção para a data, seja para quem vai de avião ou de carro. Em um resort da cidade, ainda há oferta de pacote para cinco dias, com sistema all inclusive (todas as refeições e bebidas inclusas); ceia de Réveillon; e show pirotécnico e com banda por R$ 3,7 mil por pessoa em apartamento duplo.

Internacional

No caso de destinos internacionais, as cidades americanas de Miami, Orlando e Nova York são muito procuradas para o final de ano. Destinos da América do Sul, como Buenos Aires (Argentina), também são escolhidos por muitos viajantes.

Há pacotes para a capital portenha com passagem aérea, cinco noites de hospedagem, café da manhã, city tour e assistência médica internacional, a partir de US$ 815.

“Buenos Aires é um campeão de vendas sempre, tanto pela proximidade quanto pelo preço. Temos poucos lugares para o final de ano para Buenos Aires”, ressalta Paulo Finger, diretor da New Line Operadora.

Ele ainda destaca que as praias do Caribe têm recebido cada vez mais a atenção dos viajantes brasileiros. Destinos como Punta Cana (República Dominicana), Aruba e Cancún (México) competem diretamente com os pacotes para o Nordeste Brasileiro.

“Houve uma oferta grande para o Caribe há 10, 15 anos atrás. E nos últimos cinco anos tem crescido novamente a procura pelo destino até porque algumas companhias já oferecem voos regulares para estes locais. E não são apenas fretados, como antigamente”, explica.

No caso da New Line, o campeão de vendas em destinos nacionais para o Réveillon foi a Bahia, com seus resorts. Também houve intensa procura por pacotes para Maceió, Fortaleza e Natal.

“A procura por pacotes para Réveillon neste ano está sendo bem melhor do que em 2011. O brasileiro procura cada vez mais com antecedência e encontra as opções que quer, nas datas que quer”, declara Finger.