Pela primeira vez o Rio de Janeiro vai sediar uma etapa do Circuito Mundial de Motonáutica: Class 1. O evento, considerado a Fórmula 1 dos mares, acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de março, na Marina da Glória. E o melhor: o público poderá acompanhar a competição, gratuitamente, na orla da praia do Flamengo.

Com circuito de oito milhas náuticas, o Class 1 terá, pelo menos, oito barcos. Cada um contará com um piloto e um “throttleman”, responsável pela aceleração e desaceleração da embarcação. Os treinos livres começam na sexta, dia 26, com uma espécie de adaptação dos pilotos ao circuito. No sábado e no domingo pela manhã acontecem os treinos classificatórios, enquanto à tarde será dedicada às provas.
As corridas contarão pontos para o Campeonato Mundial. A previsão de público para a etapa brasileira é de um milhão de pessoas, segundo os realizadores do evento. O público que quiser contar com maior infraestrutura pode adquirir ingressos para assistir às provas na Marina da Glória. Uma arquibancada com capacidade para 3 mil pessoas está sendo construída, e os pagantes poderão usufruir, além do evento, a uma área com lojas e restaurantes.

O Class 1 Powerboat Championship é a principal corrida de barcos de velocidade do mundo. A competição existe há mais de 40 anos. Cada barco mede, aproximadamente, 14m de comprimento e 3,5m de largura, e pesa cinco toneladas. As lanchas contam com dois pilotos, um que dirige e outro que acelera. O Circuito Mundial de 2010 terá sete etapas.