v_xingu.jpgEcoturismo e um mergulho nas tradições indígenas. Essa é a proposta de uma viagem que está sendo oferecida pela Freeway para visitar o Parque Indígena do Xingu, situado na região nordeste do Estado do Mato Grosso, na porção sul da Amazônia brasileira. O roteiro será de 6 a 11 de setembro e inclui dois dias de visitas à aldeia Puiwa Poho, criada por índios da tribo Waurá fora do perímetro do parque. Durante a visita, os turistas vão ter a oportunidade de participar da rotina dos índios, ouvir suas lendas e histórias e assistir às danças, à pintura de corpos e ainda se banhar no rio e degustar um prato típico, como o peixe assado com biju.

A aldeia Puiwa Poho foi
criada por índios da tribo
Waurá (detalhe), especialmente
para os visitantes terem
contato com a cultura indígena e
vivenciarem o cotidiano dos índios.

A viagem terá a participação dos diretores da Freeway, Sonia e Edgar Werblowsky, acompanhando o grupo, que passará a primeira noite em Nobres, município localizado no meio do caminho entre Cuiabá e o Xingu, uma região rica em atrativos naturais como grutas, cavernas e cachoeiras.

Como projeto inédito e pioneiro de turismo em áreas indígenas preservadas, essa viagem pressupõe o contato responsável e respeitoso do homem branco com a cultura e civilização indígena. A Freeway busca, com essa experiência antropológica, oferecer uma maneira digna, respeitosa e responsável de preservar a cultura e os valores autênticos dos povos indígenas.

Chalés do Xingu Refúgio Amazônico,
que vão abrigar os turistas por quatro noites neste roteiro pelo nordeste do Mato Grosso, em setembro.

O pacote

A viagem vai de 6 a 11 de setembro e custa R$ 3.634 por pessoa, em apartamento duplo. Inclui vôos Curitiba/Cuiabá/Curitiba, traslados Cuiabá/Nobres/Xingu Refúgio Amazônico/Cuiabá e traslados em Cuiabá; duas noites de hospedagem em Cuiabá, uma noite de hospedagem com café da manhã em Nobres, duas refeições, quatro noites de hospedagem com pensão completa no Xingu Refúgio Amazônico, transporte fluvial, passeios descritos no roteiro e acompanhamento de guias. Mais informações: www.freeway.tur.br ou (41) 3324-1441 e (11) 5088-0999.