Parque do Caracol,
em Canela, na Serra Gaúcha.

Turistas aventureiros contam com vários roteiros para quem quer explorar a Região Sul do Brasil sem gastar muito. Os destinos estão dentro do produto Pé na Estrada, da Backpacking Brasil, com opções como Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC), Serra Gaúcha e Aparados da Serra (RS).

O Pé na Estrada engloba cerca de vinte destinos para a prática de esportes radicais e conhecimento cultural da região. Em Foz do Iguaçu, o turista pode conferir as famosas Cataratas e suas 275 quedas de 75 a 80 metros de altura. O Parque Nacional é um dos poucos refúgios da região que servem de habitat a inúmeras espécies de animais e plantas, sendo tombado como Patrimônio da Humanidade. Está localizada no extremo Oeste do Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina.

Florianópolis é uma cidade de contrastes, ao mesmo tempo moderna e primitiva. Está a 300 quilômetros de Curitiba e tem a temperatura média anual de 20 graus com a máxima atingindo 40 graus. As praias são as maiores atrações e divididas em três áreas: Praias do Norte, Praias do Sul e Praias do Leste.

Outro atrativo é a Lagoa da Conceição, onde baleias e golfinhos costumam aparecer. As ilhas ao redor também chamam a atenção: Ilha Deserta, Ilha do Arvoredo, Ilha do Coral e Ilha Campeche.

O Rio Grande do Sul foi descoberto no início do século XVI, a partir das expedições litorâneas de exploração e comércio de pau-brasil. A região da Serra Gaúcha, a mais fria do país, tem uma história interessante de colonização por italianos e alemães.

Alguns pontos turísticos do estado são: Vale da Lageana, Cascata do Caracol, Cascata da Lageana e Vale Ferradura.

O Parque Nacional de Aparados da Serra se destaca pela densa vegetação araucária. Os rios despencam de cachoeiras tão altas, como o Véu da Noiva que, às vezes, transformam-se em fumaça. O Cânion do Itaimbezinho é outro atrativo e fica logo na entrada do Parque com quase sete quilômetros de extensão. Os adeptos do trekking podem arriscar-se em trilha na parte baixa do Parque, no vale do Rio do Boi, pode-se fazer cannyoning e até cavalgadas. Está localizado a 145 quilômetros de Porto Alegre. Mais informações: 0800 7015116 (ligação gratuita) ou consulte seu agente de viagens.