A Estância Turística de Salesópolis é o berço do lendário e histórico Rio Tietê. Localiza-se a 96 km da Capital Paulista, na Serra do Mar, a leste da Cidade de São Paulo. Tem clima ameno (18°C) e muita tranquilidade, pois preserva as características de cidade do interior.

Seu território é preservado pela Lei de Proteção aos Mananciais. Seu povo é hospitaleiro e muito religioso. A Festa de São José, padroeiro da Cidade, e a Festa do Divino são dois grandes eventos que atraem o povo da região para cultuar as tradições e apreciar a culinária local.

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Tietê está localizado a 16km do centro, possui 99.000m², recebe visitantes diariamente, tornando a Nascente do Rio Tietê a principal atração turística de Salesópolis.
O Parque do Pinheirinho localizado a 7km do centro é também conhecido como prainha, pois ao longo do pinheiral formou-se uma praia artificial, atraindo frequentadores assíduos.

A Igreja Matriz de São José, localizada na área central de Salesópolis, é a arquitetura mais vultuosa que de qualquer ponto da cidade se avista. É o marco principal da religiosidade do seu povo. Em estilo eclético, com predominância para o neo-clássico, possui internamente colunas greco-romanas, arcos plenos, balaústres, naves central e lateral, sua pintura lembra antigos afrescos.