Florianópolis é a segunda mais
visitada, segundo a Embratur.

Santa Catarina quer atrair maior número de turistas brasileiros para conhecer suas belezas naturais durante todo ano. Para tanto, a Santur – órgão oficial de Turismo do Estado, programou a participação institucional em vários eventos do calendário turístico deste segundo semestre. Os dez lugares mais visitados do Brasil em 2001 são, pela ordem, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Salvador, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Búzios.

São praias, história, monumentos, paisagens e particularidades que atraem turistas de todo mundo.

Segundo dados da Embratur 4,9 milhões de estrangeiro visitaram o país em 2001. A capital carioca está em primeiro lugar no ranking da Embratur, com 34,13 % de turistas que circularam pelo Brasil. Em segundo lugar, vem Florianópolis.

Ela está entre as capitais do país com melhor qualidade de vida e recebeu 18,69% dos turistas que viajaram pelo Brasil.

Ocupando todos os 423 quilômetros quadrados da Ilha de Santa Catarina e ainda mais uma área do continente, a cidade une natureza com história e folclore.

Nela, o turista encontra praias, dunas, lagoas, fortes, gastronomia típica e toda espécie de modalidade de esportes radicais.

Nos últimos anos capital dos catarinenses vem se tornando lugar favorito também para a realização de eventos, em função de itens como segurança, belezas naturais, rede hoteleira com 18 mil leitos e, principalmente, pelo surgimento de novos e bem equipados centros de eventos.