Foto: Ênio Frasseto
O Fortaleza, em Praia Grande, é atração do roteiro Caminho dos Cânions.

O trade turístico do Estado de Santa Catarina, em parceria com o governo, delineia novos destinos e rotas que integram o calendário anual para a venda do destino Santa Catarina.

?Temos opções de turismo o ano todo para todas as idades, todo tipo de público e para atender às diferentes demandas – das corporativas às festas tradicionais, da praia à serra, da aventura à tranqüilidade das termas, da cultura étnica ao religioso – além de diversidade natural; temos que aproveitar nossas competências para ampliar nosso atendimento e ser o destino do brasileiro e do estrangeiro o ano todo?, diz Wilson Luiz de Macedo, presidente da ABIH-SC.

Para contemplar parte dos 293 municípios do estado, Santa Catarina lançou nove destinos turísticos:

Caminho dos Príncipes – região de Joinville, São Bento do Sul e São Francisco do Sul, destaca-se pelo patrimônio histórico, folclore e praias. Joinville sedia a única escola do Ballet Bolshoi fora da Rússia.

Rota do Sol – região de Balneário Camboriú, Bombinhas, Porto Belo e o Parque Beto Carrero World é a atração da costa verde mar para o entretenimento.

Vale Europeu – região de Blumenau, Pomerode e Brusque dá o tom das festas tradicionais alemãs, além das cidades italianas e o turismo religioso de Nova Trento, cidade da Santa Paulina, primeira santa brasileira.

Grande Florianópolis – a capital e os 12 municípios próximos com montanha, praias, muita badalação, alta gastronomia e patrimônio arquitetônico.

Encantos do Sul – a pérola do Atlântico Sul que tem baleias- francas, rota de migração de pássaros; na serra, as cidades que receberam os primeiros imigrantes italianos.

Caminho dos Cânions – região dos Parques Aparados da Serra e Serra Geral e dos balneários até a divisa com o Rio Grande do Sul.

Serra catarinense – turismo rural, comida caseira e o frio da serra encantam os turistas, que se deslumbram com a Serra do Rio do Rastro e Morro da Igreja em Urubici.

Vale do Contestado – região histórica, palco da Guerra do Contestado, a região é repleta de tradição européia, belezas naturais, a Rota da Amizade e águas termais terapêuticas.

Grande Oeste – belezas naturais, agroturismo, termas e a melhor comida italiana fora da Itália.