Atualmente, São José do Barreiro, com uma área de 566km e 150 metros de altitude na sede do município, tem sua economia centrada na agricultura, pecuária leiteira, no gado de corte e no turismo, que a cada ano vem se desenvolvendo a passos largos, em virtude dos vários atrativos, tanto históricos como religiosos e naturais.

As imponentes fazendas do café, os sobrados e os casarões, hoje são marcos da época em que o município ocupou importante lugar na cafeicultura paulista.

O potencial de São José do Barreiro em esportes de aventura já é conhecido de todos. Trekking, motocross, mountain bike, esportes náuticos, off-road, cavalgadas e vôo livre, são algumas das modalidades que podem ser praticadas na cidade. Inúmeras trilhas, picos, represa do funil e uma rampa de vôo livre a mais de 1.700 metros de altitude, levam os aventureiros a momentos inesquecíveis.

A cidade abriga também grande parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com a Trilha do Ouro – travessia da Serra da Bocaina e Serra do Mar que possui grande parte do seu leito coberto por pedras, colocadas por escravos nos fins do século XVIII – e dentro e fora deste, vários picos com visuais de tirar o fôlego. As inúmeras trilhas de São José do Barreiro, possibilitam não só o mountain bike, como também o motocross, off-road e trekking. Algumas ligam os municípios do Vale Histórico pela Serra da Bocaina.