Nem precisa ser um mega-resort. Os hotéis em geral, tanto os voltados ao turismo de lazer quanto os de turismo de negócios, buscam oferecer hoje muito mais do que simplesmente ?cama e café?. Piscina, mini-spa, academia, em muitos deles, se tornaram parte de uma estrutura básica. Mais recentemente, esses empreendimentos estão se dedicando mais também à sua área gastronômica, abandonando de vez o estigma de que restaurante de hotel é só para ?fazer uma boquinha quando se está muito cansado para sair?. Os chefs entraram em ação e os cardápios foram reformulados, oferecendo também pratos e receitas exclusivas para atender quem quer ou, principalmente, precisa manter baixos os níveis de colesterol e açúcar.

Estima-se que 60% dos executivos estão propensos a desenvolver diabetes por ter uma rotina agitada, repleta de almoços de negócios e viagens. De acordo com o endocrinologista da Estância do Lago, Fabiano Lago, o estresse do dia-a-dia pode produzir o hormônio cordizol, que favorece o aumento da glicemia. O problema motivou alguns executivos a adotarem uma alimentação mais saudável. Com vistas a esta demanda, o Hotel Four Points by Sheraton, de Curitiba, desenvolveu um cardápio especial para o café da manhã. No buffet diet podem ser encontrados pudim de leite e de chocolate, bolos de abacaxi, baunilha, chocolate e coco, além de cappuccinos e achocolatados sem açúcar. O cardápio do almoço também inclui pratos leves.

Cantinho saudável

O Hotel Deville Curitiba passou a oferecer o ?Cantinho Saudável?, no seu buffet de café da manhã. Desenvolvido pela equipe de nutricionistas da rede, é composto exclusivamente de pratos nutritivos e de valor calórico reduzido, como cereais e pães integrais, queijos brancos e outros laticínios magros. Além disso, há um prato feito com reaproveitamento integral dos alimentos (como cascas e talos), que é diversificado a cada semana.

Para a nutricionista da rede, Rafaela Souza, quando a pessoa inicia o dia com uma refeição saudável e nutritiva, mais chances ela terá de priorizar alimentos saudáveis durante o resto do dia, diminuindo a ingestão de gorduras e açúcares.

O buffet do café da manhã da Deville não tem produtos dietéticos, mas há um pão, preparado sem adição de açúcar e gordura, que tem sido o predileto por quem prefere alimentos mais leves. Outros produtos podem ser providenciados conforme solicitação ao chef. O mesmo ocorre na Rede Slaviero, também de Curitiba.

O Bourbon Atibaia oferece um café da manhã com pães integrais, geléias diet e light. Além disso, diariamente há um ?cantinho light?, com pratos variados de baixo teor de calorias e pouco sal, nos almoços e nos jantares. Na estação ?Cozinha Show?, o hotel oferece ainda grelhados de carnes com baixo teor de calorias, como filés de peixe e de peito de frango. As sobremesas também são mais leves, feitas com adoçante e chocolate diet.