Inúmeras propriedades mantêm trilhas para observação e banhos em cachoeiras. Uma delas é a Estância Mimosa, onde os visitantes são recebidos com um pequeno lanche e, na sequência, podem realizar caminhada pela mata ciliar do rio Mimoso. No caminho, são diversas cachoeiras e piscinas naturais, sendo que em algumas delas é possível se refrescar. Ao lado de uma das cachoeiras maiores, foi instalada uma plataforma com altura de seis metros para saltos. É só fechar os olhos e se jogar, sentindo o frio na barriga provocado pela queda livre, sensação que a pessoa que escreve esta reportagem não teve coragem de experimentar.

Balneários

Para os menos radicais ou para quem deseja dar um tempo da adrenalina, visitar os balneários de Bonito é uma ótima opção para relaxar. O balneário municipal é um dos mais procurados. Fica perto do centro da cidade e é um dos poucos passeios que podem ser feitos sem acompanhamento obrigatório de guia.

No local, é possível observar uma série de peixes nas águas cristalinas do rio Formoso. Aos turistas, é disponibilizada toda uma estrutura com sanitários, lanchonete, restaurante e loja com lembrancinhas. Snorkels também são alugados por hora aos banhistas.