Quem desejar seguir os passos de Dom Pedro II descobrirá que o estado de Alagoas tem muito mais a oferecer do que sol e praia. Há inúmeras belezas naturais e históricas, como rios, mangues, lagoas e sítios da época do império. Refazer a aventura do último imperador do Brasil é possível por meio do roteiro Caminhos da História e Aventura – Os Segredos do Rio São Francisco, que oferece aos viajantes a possibilidade de conhecer os encantos do majestoso rio brasileiro.

Às margens do rio, municípios como Piaçabuçu e Penedo, com suas escadarias e igrejas antigas, dão ao turista uma passagem de volta ao tempo. Na região, história se confunde com cultura, arte e aventura, num roteiro onde é possível visitar pontos turísticos históricos, cruzar dunas de areia branca ou navegar pelas calmas águas do Velho Chico.

O roteiro Caminhos da História começa em Maceió e passa por Piaçabuçu, Penedo, Piranhas, Olho d´Água do Cansado e Delmiro Gouveia. Na viagem: um mergulho nas piscinas naturais da Pajuçara, uma visita ao Museu Paço Imperial, à área de Preservação Ambiental da Marituba do Peixe, um passeio no Canyon do São Francisco e uma passagem pelo sítio histórico de Angiquinho, onde está a primeira usina hidrelétrica construída no nordeste.

O melhor de tudo é que as paisagens contempladas pelo imperador continuam lá, praticamente intocadas e aguardando a visita de brasileiros que ainda não descobriram as belezas da região do São Francisco. Reviver os passos do último imperador do Brasil nunca foi tão fácil.