Se Páscoa remete qualquer pessoa às mais variadas formas de chocolate, a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, é, sem dúvida, um dos melhores destinos para se aproveitar o feriadão da Semana Santa. A cidade já está em clima de festa e em cada esquina a decoração das lojas e das ruas remete o visitante à época mais saborosa do ano. São centenas de variações da iguaria em formato de barrinhas, bombons, trufas e o que mais a imaginação permitir.

Tudo bem, Gramado não precisa de nenhuma data especial para encher a visão e o paladar dos chocólatras de plantão. Mas na Páscoa tudo é mais especial. Tanto que a cidade antecipou o início da festa, que começou no dia 14. Até ao dia 31 de março, será oficialmente Páscoa pelas ruas de Gramado, quando a 18.ª edição do Chocofest oferece aos visitantes uma série de eventos como desfiles, teatro, exposições, caravanas, entre muitas outras atrações.

Os mais exigentes e que desejam ir mais fundo na paixão pelo chocolate podem aproveitar e conhecer todo o processo de fabricação da iguaria. Algumas lojas oferecem uma verdadeira aula sobre como a guloseima chega ao consumidor, desde a história do cacau à elaboração do doce.

Mas nem só de chocolate se vive em Gramado. A cidade da Serra Gaúcha tem muito mais a oferecer. Um simples passeio pelas ruas já fará a viagem valer a pena. E se o turista não dispensa uma boa mesa, a gastronomia local é capaz de agradar aos mais exigentes. Os cafés coloniais são uma excelente pedida para experimentar uma das mais autênticas tradições da cultura e da cozinha alemã. São mais de 80 variações de pratos dispostos sobre mesas sempre fartas de doces típicos, como cucas, pães, apfelstrudel (torta de maçã), além dos queijos, salame, mel, queschmier, morcilias, conservas, chocolate quente, café, chás, waffles e outras variedades de tortas.

Gramado está a aproximadamente 630 quilômetros de Curitiba, e várias operadores oferecem o pacote completo. Uma delas é a New Line Operadora, que oferece passagens de ida e volta; três noites de hospedagem no Kaster Hotel, com café da manhã; traslados; tour Gramado e Canela Cultural (almoço e ingressos nas atrações não inclusos); tour Vale dos Vinhedos com almoço (opcional trem Maria Fumaça; tour Alemão em Nova Petrópolis; compras em Gramado e Canela; seguro viagem. Mais informações e reservas pelo telefone 0800 606 2524, ou no site www.newline.tur.br

A Nascimento Turismo tem pacotes parecidos que incluem passagens de ida e volta; quatro noites de hospedagem no Hotel Encantos do Sul, com café da manhã, traslados, tour Vale dos Vinhedos com almoço, tour Alemão em Nova Petrópolis e compras em Gramado e Canela; seguro viagem. Informações e reservas no 0800 774 1110, ou no site www.nascimento.com.br

A BWT Operadora tem saídas diferenciadas e os pacotes incluem passagens de ida e volta, quatro noites de hospedagem no Hotel Aconchego da Serra, com café da manhã, traslados, tour Vale dos Vinhedos com almoço, tour de compras em Nova Petrópolis e tour Gramado e Canela. Informações e reservas no 41 3888-3499 ou diretamente no site www.bwtoperadora.com.br.