A natureza é o berço do município de Três Rios. em seu território o encontro dos rios Paraíba do Sul, Piabanha e Paraibuna, desponta como referência imediata desde o início do século XIX, quando uma concessão da coroa portuguesa ao fazendeiro Antonio Barroso Pereira, identifica a região como Entre-Rios.

O encontro dos Três Rios é a grande atração da região, em meio à jequitibás-rosas e bambuzais. Na paisagem, opções de ecoturismo nos morros, vales e serras que emolduram a imensão. À apenas 8km do centro, o Encontro dos Três Rios, se dá em local amplo, onde chegam os botes de rafting que descem as corredeiras do rio Paraibuna. Não são apenas os rios que se encontram. Na mistura das águas os aventureiros e turistas marcam presença e desafiam as corredeiras, levando a adrenalina a mil. Rapel, tirolesa e escalada, também são bastante procurados.

A prática do rafting no rio Paraibuna fica mais rica associada a exiatência de várias empresas que operam as atividades do turismo de aventura em Três Rios. São 22km rio abaixo, entre seis inesquecíveis corredeiras – uma aventura única e cheia de emoção. O ponto final da descida é outra grande atração, pois acontece no encontro dos rios Paraibuna, Paraíba do Sul e Piabanha, formando o único delta triplo da América Latina.