Repisar os rastros da história é a proposta de um roteiro de viagem pelo planalto paranaense para este feriado de 7 de Setembro. O percurso é de São Luiz do Purunã, onde fora o ponto de Registro dos Campos Gerais dos Caminhos dos Conventos (1729/Laguna a Curitiba/) traçado pelo abridor de caminhos o sargento-mor Francisco de Souza e Faria, localidade denominada de Campos da Santa (Capela do Tamanduá/1726), pouso obrigatório das Tropas do Sul a São Paulo, passo do Caiagangá no rio Iguaçu, mais tarde vila denominada de Porto Amazonas.

A programação é a seguinte: sexta-feira, dia 6, a recepção será na Pousada Parque São Luiz do Purunã, jantar e hospedagem em apartamento casal/duplo. No sábado, dia 7, serve-se o café da manha e, logo em seguida, os animais são preparados para a partida. A primeira parada é uma visita à Capela do Tamanduá e o almoço típico será na Pousada Horizonte, depois, travessia do rio dos Papagaios e jantar na Pousada Porto Amazonas e hospedagem em quartos de casal.

No domingo, logo depois do café da manhã, parte-se rumo à pousada Haras Nice, onde será oferecido o almoço e, mais tarde, o lanche de encerramento será servido na pousada Parque São Luiz do Purunã.

Serviço: o pacote de dois dias e duas noites inclui hospedagens com pensão completa (típica, outra dieta avisar), bebidas durante os trajetos, comitiva de apoio e seguro viagem opcional. O preço por pessoa é R$ 250 para quem não tem animal próprio para a atividade. Para quem dispõe de cavalo, o preço é R$ 190. Mais informações: (41) 223-1150 ou 222-0760.