Quando a presença do turista diminui, principalmente nos períodos de baixa temporada, é hora dos empresários do ramo hoteleiro colocarem a cabeça para funcionar e tomar alguma atitude para manter os negócios. Pensando nisso, desde 2005 a Recantos e Requintes (R&R), uma empresa que promove os pequenos meios de hospedagem – como pousadas e pequenos resorts – trabalha pelo turismo, oferecendo uma rede de reservas e agência de viagens especializada neste segmento. Ao todo são mais de 550 estabelecimentos cadastrados, em diversas regiões turísticas do País.

Com um portal de internet que causa inveja, a R&R oferece diversos serviços que vão desde assessoria em viagens a lazer, confirmação de reservas, até pacotes completos. Além disso, a empresa fornece para o empresário do turismo consultoria em gestão hoteleira, potencializa vendas e ações comerciais, através de parcerias de valor, e ainda, realização de seminários, eventos educativos do setor, e promoções conjuntas durante todo o ano.

São várias as iniciativas da empresa. Com um olhar apurado sobre o turismo, ela já realizou o projeto Restaurante Week, o Spa Week e o melhor de todos e mais recente, Recantos Week, onde participaram oito pousadas em Santa Catarina e 10 em São Paulo. A ação aconteceu entre os dias 3 e 16 de maio e as hospedagens foram vendidas com 50% de desconto. A promoção aconteceu justamente em um período em que, costumeiramente, a atividade hoteleira diminui. E o resultado foi mais que positivo. Durante o período foram registrados números recordes nos dois estados.

A Vila que virou bosque…

Um dos estabelecimentos que participaram do Recantos Week foi a pousada Vila do Bosque, localizada na praia de Bombinhas, em Florianópolis (SC).

A praia é paradisíaca e a pousada é encantadora. Por estar em um terreno tropical privilegia o hóspede com muita natureza. São apenas 12 chalés individuais. Cada unidade mede 45 metros quadrados e é dividida em quarto, sala e cozinha conjugadas e uma varanda com churrasqueira e tudo combinando, desde o tapete na entrada até as louças da cozinha.

O café da manhã segue o conceito de atendimento personalizado, e é servido no quarto, na hora que o hóspede solicitou no dia anterior. E tudo muito simples, mas com muito bom gosto. A localização da Vila do Bosque é privilegiada. Fica perto do agito e a menos de dois quarteirões do mar. E, ao mesmo tempo, está distante o suficiente para deixar o ambiente tranquilo e silencioso. Bom para quem desejar descansar e relaxar no fim de semana.

Mas o que mais chama a atenção na pousada é o clima caseiro, intimista, que deixa os hóspedes com a sensação de estar em um hotel fazenda, só que à beira mar.

O atendimento é feito pelos donos, a Neca, o marido Fernando e o Pedro, que sempre estão à disposição, para dar dicas e sugestões de passeios, ou até mesmo convidar para uma caminhada. O mais difícil de tudo é quando chega a hora de arrumar as malas e ir embora. Dá uma dorzinha no coração ter que deixar um ambiente tão agradável, com um clima tão familiar.

“Fazemos tudo para que os nossos hóspedes se sintam em casa, e principalmente para que voltem, e sempre voltam, pois se tornam nossos amigos”, conta Fernando.

Mais informações: www.viladobosque.com.br ou www.recantoserequintes.com.br.

O jornalista viajou a convite do Recantos & Requintes.