Situado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Arroio do Sal é conhecido pelas suas águas límpidas e sua natureza preservada. Com 27km de beira mar, o visitante pode usufruir de uma bela área de areia e dunas. É o único município localizado inteiramente entre o mar e a lagoa, o que dobra as opções de lazer de quem o visita.

O município lançou em parceria com a Emater/RS um novo projeto que expande sua vocação turística também para o Turismo Rural Campeiro.
A área rural de Arroio do Sal, representa 1/3 da área total do município e está localizada à beira da Lagoa Itapeva, o que proporciona um cenário privilegiado. Sem contar que o Roteiro inova ao oferecer atrações como passeios contemplativos e lazer campeiro.

O Turismo Rural Campeiro tem o objetivo de valorizar o artesanato, as tradições campeiras e a vocação para o ecoturismo, que se destaca em função dos belíssimos cenários naturais ainda preservados como por exemplo, a Mata de Restinga com flora e fauna assossiadas. Três fazendas fazem parte do roteiro.