Canindé de São Francisco, está localizado à 213km de Aracaju (SE). A cidade original, de fato um pequeno aglomerado à margem do rio São Francisco, foi abandonada e a sede municipal transferida para o platô, quando da construção da Usina Hidrelétrica de Xingó.

O turista terá a oportunidade de visitar o complexo da monumental Usina Hidrelétrica de Xingó, com direito a informações sobre a construção e o funcionamento da Usina. Imperdível também é o Museu de Arqueologia do Xingó.
E para os amantes do turismo ecológico, vale um passeio à Fazenda Mundo Novo – Parque Temático da Caatinga.
A Trilha que leva ao Vale dos Mestres, oportuniza conhecer a flora local como faxeiro, xique-xique, mandacaru, bromélias além da visita a sítios arqueológicos.
O passeio de catamarã ou escuna pelo Canyon do Xingó, é um passeio inesquecível. O trajeto é feito nas águas represadas da Usina e o contraste entre os imensos paredões de pedras e as belas águas espalhadas do Rio São Francisco impressionam o visitante.

O Canyon do Xingó é considerado o 5º maior canyon navegável do mundo. Também tem a opção de conhecer a Gruta do Talhado, onde seus paredões enormes com rochas areníticas tem diversas formas e um visual muito bonito. O local é próprio para banho e mergulho, além de ter um santuário para São Francisco.