Começa amanhã e vai até domingo, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia, um dos principais e mais importante evento de gastronomia, turismo e agronegócio do Pará. O festival será aberto ao público, com fóruns, apresentações, workshops, cursos e palestras, que vão abordar todos os aspectos da produção do cacau. O Paraná Online, à convite da organização do festival, vai acompanhar todos os dias do evento.

A abertura oficial será amanhã, às 18h. Na sexta-feira acontece o Fórum do Cacau e Chocolate realizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacoeira (Ceplac). O debate será voltado a especialistas e representantes de instituições, empresas e governo, que devem discutir durante todo o dia diversos temas relacionados ao cacau e sua produção.

Chocoday

Um dos eventos mais esperados acontece no sábado, dia reservado para falar de chocolate e mercado. Segundo os organizadores, será um dos dias mais movimentados e produtivos do evento e reunirá na grade de programação, pesquisadores e especialistas no assunto. A apresentação dos trabalhos terá início às 16h. Logo em seguida acontece o I Fórum Sobre Produção de Cacau e Chocolate de origem 100% Brasileiro, organizado pela Harald Chocolates e Coberturas, e mediado por Josimar Melo, renomado crítico gastronômico. Às 19h, o tema da palestra é “Da amêndoa de cacau à barra de chocolate: uma parceria de sucesso”. Quem fala é o premiado produtor João Tavares e a fundadora e diretora da Nugali Chocolates, Maitê Lang.

Às 19h30 a palestra é conduzida por dois grandes apreciadores e fanáticos por chocolate, os editores do programa Encontro de Fátima Bernardes, da Rede Globo, Ana Paula Brasil e André Modenesi – autores do livro “Chocolate por que gostamos tanto?”. A palestra leva o mesmo nome do livro e é um convite a uma viagem ao mundo do chocolate e suas curiosidades.

Inscrições

As inscrições para participar do workshops, oficinas e minicursos podem ser feitas na secretaria do Hangar no dia 12/9 a partir das 18h.

Programação completa e valores estão disponíveis no site:  www.festivaldochocolate.com