Viajar, apreciar a paisagem, curtir a natureza. Mas sem uma máquina fotográfica? Não, o passeio não fica completo. O equipamento, embora popular e fácil de operar, nem sempre garante, por si só, que os registros da viagem fiquem perfeitos. E há ainda aqueles que têm justamente na fotografia a parte mais divertida da trip.

Se o cenário contempla a Serra do Mar paranaense, pode render fotos dignas de cartão-postal. Mas vale ir acompanhado de instrutores. Existem roteiros que agregam as modalidades de ecoturismo e fotografia e que permitem ao visitante extrair o melhor da paisagem aprendendo ainda sobre a parte técnica.

É o caso do roteiro Fotografia na Natureza, oferecido pela Terral Expedições, de Curitiba (www.terral.tur.br). Se o feriado ainda não está programado, é uma alternativa de viagem diferente e bem próxima à capital.

O grupo sai de Curitiba com destino a Morretes, com passagens pelo Salto da Fortuna e Centro Histórico da cidade. No caminho, fotos de pessoas, plantas, macrofotografias (que enfocam pequenas plantas, animais ou objetos), das paisagens e, claro, da cachoeira.

O segundo dia de viagem é pelo Parque Marumbi. As trilhas transformam a paisagem em cenários para a busca das melhores imagens. Uma delas, a Trilha do Rochedinho, permite captar imagens panorâmicas da Serra do Mar.

A Cachoeira dos Marumbinistas também é ponto de parada para fotos. O roteiro fica completo percorrendo parte do Caminho do Itupava, uma das mais famosas rotas coloniais do Paraná.

O curso-viagem serve tanto para amadores como para fotógrafos. Os participantes podem experimentar diversos equipamentos e técnicas ao longo do trajeto, sob orientação de um fotógrafo profissional.

No caminho, aprendem sobre história da fotografia, a respeito dos equipamentos e recebem instruções sobre como “manejar” a máquina em diversas circunstâncias, sob diferentes ângulos e situações de luz. Até mesmo uma trilha noturna compõe o programa.

Serviço

O roteiro de três dias custa R$ 490 por pessoa e é considerado de grau de dificuldade intermediário. Inclui o curso e material didático, além dos guias, estrutura de acampamento e refeições (exceto um almoço). A próxima saída é agora no feriado, partindo de Curitiba no dia 1.º pela manhã e retornando no dia 3 à noite. Informações: (41) 3352-1219.